terça-feira, 23 de setembro de 2014




2 anos do Centro de Artesanato de Pernambuco – Unidade Recife

Na próxima quinta-feira celebraremos nosso 2º ano de funcionamento. 
PAPE

O Programa de Artesanato de Pernambuco, PAPE, foi criado em março de 2008 dentro da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, AD DIPER, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDEC. Com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor artesanal do Estado e valorizar o artesão pernambucano através de ações e políticas públicas, o PAPE vem fortalecendo a cadeia produtiva do artesanato local. O programa é uma ação integrada do Governo do Estado e os órgãos comprometidos com desenvolvimento do artesanato, entre eles: Fundarpe, Empetur, Prorural, Secretarias da Mulher e da Juventude, Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – Laboratório O Imaginário, representante da Sociedade Civil, representantes da Categoria dos Artesãos e o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas- SEBRAE.
Entre as principais ações desenvolvidas pelo PAPE estão a coordenação da Fenearte, a Unidade Móvel de Comercialização do Artesanato, os Centros de Artesanato de Recife e Bezerros, além de apoiar a participação de artesãos nas mais importantes feiras locais, nacionais e internacionais.

Centro de Artesanato de Pernambuco em Bezerros – O Centro de Bezerros é um importante ponto cultural para os turistas e moradores da região. Localizado às margens da BR-232, ele conserva um museu da produção artesanal mais representativa do Estado e uma loja com peças de diversos municípios.

Centro de Artesanato de Pernambuco no Recife – Localizado ao lado do Marco Zero, no antigo armazém 11, no Bairro do Recife, o Centro de Artesanato proporciona um espaço de 2.511m² onde funciona uma loja, um espaço gastronômico, assim como uma galeria para exposição, auditório e o setor administrativo da unidade. Com foco na arte popular e no artesanato tradicional, já foram comercializadas 106 mil  peças artesanais de todas as regiões de Pernambuco.

Unidade Móvel de Comercialização – Percorrendo vários municípios do interior do Estado e do País, a Unidade Móvel funciona como uma loja itinerante. Com uma área expositiva de 60 m², expõe e comercializa peças artesanais de vários artesãos, participando de eventos culturais e feiras nacionais.