sexta-feira, 17 de abril de 2015

Festival Internacional de Cinema de Pequim terá mostra dedicada ao Brasil

O diretor Fernando Meirelles será um dos sete jurados do festival de premiação da mostra competitiva


                         Da assessoria

São Paulo, abril de 2015 – O Brasil será um dos países que ganharão uma Mostra Especial no 5º Festival Internacional de Cinema de Pequim (5th Beijing International Film Festival), que será realizado em Pequim, de 16 a 23 de abril. É a primeira vez que o cinema brasileiro ganha esse destaque pelos organizadores chineses.
Foram selecionados os seguintes filmes brasileiros: Getúlio (João Jardim, 2014), Love Film Festival (Manuela Dias, 2014), O Menino no Espelho (Guilherme Fiuza Zenha, 2014), Quando Eu Era Vivo (Marco Dutra, 2014), O Último Cine Drive-in (Iberê Carvalho, 2014) e Trinta (Paulo Machline, 2014), todos incluídos na Mostra Panorama. O Lobo atrás da Porta (Fernando Coimbra, 2013) também estará no festival na Mostra “Forward the Future”.
A participação dos filmes brasileiros tem o apoio da Embaixada do Brasil em Pequim e da Linhas Produções Culturais, empresa responsável pela curadoria dos filmes e que já realiza, desde 2008, a Mostra de Cinema Brasileiro na Rússia. Segundo o embaixador do Brasil na China, Valdemar Carneiro Leão, a realização da mostra brasileira no maior festival de cinema da China confere ao Brasil acesso sem precedente às principais salas de cinema comerciais do País. “Será uma oportunidade singular de mostrar ao público chinês, em escala inédita, alguns dos filmes mais recentes do cinema brasileiro. O Brasil também se sente prestigiado com o convite ao diretor Fernando Meirelles para integrar o júri do BJIFF”, afirma.
Para Fernanda Bulhões, diretora da Linhas Produções Culturais, a primeira mostra dedicada ao Brasil no maior festival chinês é consequência do reconhecimento internacional sobre a qualidade do cinema brasileiro. “O Brasil hoje produz qualidade e quantidade. Anualmente já são mais de 100 produções de longas-metragens e uma infinidade de curtas que têm conquistado cada vez mais espaço nas salas comerciais e festivais pelo mundo, além de muitos prêmios. A seleção de filmes para a China traz um mix de gêneros e estilos que certamente vai despertar muito interesse do público”, diz.
O diretor Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel e Ensaio sobre a Cegueira) terá ao seu lado no júri da principal categoria do Festival, o Tiantan Award, o diretor francês Luc Besson, presidente do Júri (A Imensidão Azul, A Família, Lucy), o ator e diretor russo Fedor Bondarchuk (de Stalingrado, pré-indicado ao Oscar de 2013 como representante russo), o diretor e produtor chinês Peter Ho-sun Chan (O Olho do Mal, Guarda-Costas e Assassinos e Sonhos Americanos na China – este último ainda não exibido no Brasil), o roteirista e cineasta americano Robert Mark Kamen (roteirista de Karate Kid e Busca Implacável, este último em parceria com Luc Besson), o diretor sul-coreano e roteirista Kim Ki-duk (vencedor do Leão de Ouro em Veneza/2012 por Pietá) e a atriz chinesa Zhou Xun (Balzac e a Costureirinha Chinesa, Inimigos do Império e A Viagem).
Além dos sete filmes brasileiros selecionados, o Festival também irá exibir, em homenagem à participação do diretor Fernando Meirelles como jurado, o filme Cidade de Deus, de 2002, indicado ao Oscar em 2004 em quatro categorias: melhor diretor, melhor roteiro adaptado (Bráulio Mantovani), melhor fotografia (César Charlone) e melhor edição (Daniel Rezende).
O 5º Festival Internacional de Cinema de Pequim irá exibir ao todo mais de 360 filmes de cerca de 50 países. Durante o período do Festival, Pequim também recebe mais de uma centena de eventos paralelos sobre a indústria do cinema, entre os quais vários fóruns temáticos, simpósios e debates.

Fonte: Diário da Manhã